Por:Blog do Zé de Fátima
Na noite do último sábado, 3, aconteceu um fato envolvendo policiais militares e proprietárias de um bar, localizado na cidade de Itapecuru-Mirim. O caso repercutiu no estado, e os PMs foram acusados de terem agido de maneira inapropriada diante das jovens. Nathália Duailib de Souza, de 18 anos que gravou o vídeo, disse inclusive ter desmaiado, após os PMs utilizarem Spray de pimenta, durante a operação.
Segundo a ocorrência policial, o caso aconteceu após as jovens terem apresentado resistência à prisão, desacato, descumprimento no horário de funcionamento dos bares na região e ainda, ameaças aos policias militares. Após à polêmica, à SSP se manifestou oficialmente sobre os fatos.
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) disse que será instaurado procedimento administrativo para investigar eventuais excessos na atuação da guarnição em serviço em Itapecuru-Mirim. Mas, disse também, que as mulheres no vídeo desrespeitaram os policiais, que estavam cumprindo a lei. Veja à íntegra da nota abaixo:
- “A SSP-MA destaca que não compactua com condutas violentas e arbitrárias e apura todos os fatos à luz da verdade e da legalidade. Para mais, o órgão de segurança comunica que os fatos ocorreram quando os policiais faziam cumprir determinação de limite de horário de funcionamento de estabelecimentos, definido pelo município, e foram agredidos verbalmente e ameaçados pela proprietária do bar, que foi levada à delegacia. Na delegacia foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência contra a dona do bar por desacato, ameaça e descumprimento de horário de funcionamento do estabelecimento”.
- “Alguns veículos de “informação” mostraram apenas uma versão da história. Nem se deram o trabalho de analisar a veracidade dos fatos, muito menos a oportunidade de manifestação desta instituição.
- Vale destacar, que nem eu, (tenente Sampaio), nem o tenente Nogueira estávamos na situação, e muito menos de serviço, (na data). Quanto aos policiais presentes na ação, é a falsa a notícia do afastamento deles. O desencontro de informações mostra a parcialidade da mídia que se julga profissional.
- Continuo exercendo minha função no 28º BPM, com total empenho e dedicação em prol da segurança pública do estado”, completou Sampaio.
Veja abaixo a reportagem exibida pelo G1 MA: