O prefeito Lahésio Rodrigues Bonfim (PSL), de 42 anos, que foi reeleito nas eleições deste ano no município de São Pedro dos Crentes, a 738 km de São Luís, usa o seu próprio salário como administrador público para construir casas populares na cidade.
Atualmente, a cidade possui 4.651 habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) e tem a economia baseada na criação de gado, na agricultura que começa a se expandir na zona rural e, claro, nos empregos oferecidos pela prefeitura que ajudam a sustentar o comércio.
Desde que chegou a administração pública em 2016, Bonfim tem se dedicado a realizar o sonho da casa própria à comunidade carente de São Pedro dos Crentes. Além disso, ele também já construiu pontes, escolas, praças e até ruas economizando até 60% do valor normal realizado por outras prefeituras.
São Pedro dos Crentes é um dos menores municípios do Maranhão com o orçamento público de puco mais de R$ 17 milhões por ano, mas nas eleições deste ano a cidade ficou conhecida por ter reelegido o atual prefeito com a maior votação proporcional do Maranhão. Um total de 90,11% dos votos válidos reconduziram o médico Lahésio Rodrigues a prefeitura.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/U/S/z7K8TpTny30tQyzqQhaA/foto-2-prefeito.jpg)
Lahésio Rodrigues Bonfim foi reeleito em São Pedro dos Crentes com um total de 90,11% dos votos válidos — Foto: Reprodução/TV Mirante
Lahésio Rodrigues foi eleito para o segundo mandato com 3.136 votos. Ou seja, foi o preferido por nove de cada dez eleitores da cidade. Sucesso nas urnas que segundo ele, tem a ver com o estilo de governar. “Tivemos essa votação porque nós vivemos aqui o dia a dia, nós andamos nas ruas. Nesse momento eu tou aqui porque eu vou ser médico ali daqui a pouco, vou dar uma palestra, vou fazer ultrassom o dia todo. Nós vivemos o dia dessa cidadezinha, nós temos a educação. Quando eu cheguei aqui nossa educação era a posição 113 no Ideb. Hoje a nossa posição é a número dois do Maranhão. Quando eu cheguei aqui, que eu digo, cheguei há três anos atrás. Nós demos o 12º, 13º, 14º salário para o professor. Nós plantamos a merenda escolar. Nós plantamos o arroz, nós criamos o frango, juntamos os dois. Fazemos uma merenda dois dias por semana de galinhada. O resto, os alunos pedem o cachorro-quente. Tem o dia de cachorro-quente na escola. Então, nós vivemos, nós somos o cirurgião. Balsas não me deixa ser mentirosa. Quem menos envia pessoas em ambulância pra Balsas somos nós”, disse.
O prefeito doa todo salário de R$ 13.500 para um fundo da prefeitura destinado a construção ou compra de casas para famílias de baixa renda. Foram mais de 50 nos últimos anos. A dona de casa Eilaine Maria Rocha morava de aluguel na pequena casa de cinco cômodos que agora passou a ser proprietária por conta da iniciativa do prefeito. “Eu estou muito feliz porque antes eu não tinha onde morar. Tipo assim, eu não tenho condição de construir e ele me prometeu. Eu estou muito feliz que eu posso criar agora os meus filhos debaixo de uma casa que é minha. Agora eu posso dizer que é minha”.