Com a Black Friday 2020, o consumidor espera conseguir bons preços na data promocional. Porém, talvez não seja tão fácil achar valores atrativos em diversas categorias de produtos.
Um estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), mostrou que, desde junho até novembro de 2020, algumas categorias de produtos tiveram aumento de até 70% no preço. Para chegar à conclusão do estudo, o Ibevar reuniu os preços de 6.500 produtos diferentes, de mais de 30 categorias.
Segundo o instituto, a pesquisa serve para auxiliar o consumidor que quer evitar promoções falsas, mostrando quais itens acabaram entrando na “Black Fraude”. Ainda de acordo com o Ibevar, os maiores reajustes de preços ocorreram principalmente na primeira quinzena de novembro.
“Observa-se que os percentuais acumulados no período de começo de junho até 15 de novembro são bastante significativos. 90% das remarcações acumuladas ou são de média intensidade [aumento maior que 10%] ou forte [aumento maior que 25%]”, diz um trecho da pesquisa.
Ainda que os preços de alguns produtos tenham caído no começo do segundo semestre, a alta a partir de novembro foi generalizada e englobou todas as categorias.
Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar, um aumento generalizado dos preços justamente no mês da Black Friday é surpreendente. Segundo ele, por mais que um leve aumento de preço com a chegada das festes de fim de ano seja esperado, uma alta de todas as categorias é preocupante.
“Os aumentos não são normais. Na maioria das situações, ocorre um aumento que visa, posteriormente, apresentar uma redução de preços. De fato, o título ‘promoção’ acaba sendo uma ação ilusória, a menos que o consumidor tenha tido o cuidado de pesquisar esses valores com bastante antecedência e acompanhe a sua evolução”, diz Angelo.