Em uma coletiva de imprensa, realizada na sexta-feira (09), o governador Flávio Dino tratou do cenário do novo coronavírus e do planejamento do Governo do Estado no controle e combate à doença, ele enumerou medidas da gestão na ampliação da rede hospitalar estadual e outras ações.
O relatório nacional aponta que o Maranhão permanece entre os 13 estados do país com estabilidade dos casos de coronavírus. Os casos ativos da doença também mantêm a linha de redução. Dos mais de 4,8 mil registrados no início do mês, caíram para 3,8 mil no dia 8.
Na ocasião, o governador destacou a importância do planejamento e organização neste momento. “Uma vez que não sabemos o cenário futuro deste e outros vírus, precisamos nos organizar pesquisando e estudando este comportamento. Infelizmente, estamos vendo a tendência de prolongamento deste cenário. Paralelamente, estamos promovendo medidas de ampliação da estrutura da rede estadual de saúde, que serve para vários outros casos, mas com foco na ocorrência do coronavírus. Estamos completando a malha da saúde para qualquer eventualidade”, disse.
O governador também comentou sobre três casos de reinfecção por coronavírus já identificados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), todos registrados em São Luís. “Estamos observando estes casos e, até o momento, as pessoas estão com sintomas leves e não precisaram ser hospitalizadas. Com isso, talvez se confirme a ideia de que, em caso de recontaminação, a doença se manifeste de forma mais amena. Estamos acompanhando e esperando que não evoluam”, disse Flávio Dino. Os casos estão sendo acompanhados pela SES.