Em 2022, foram 18.735.657 refeições fornecidas nos 170 Restaurantes Populares do Maranhão. O foco, em 2023, é fortalecer as ações e levar segurança alimentar para mais famílias.
- “Neste ano, a luta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) continua. Queremos levar ainda mais segurança alimentar para as famílias maranhenses, garantindo a elas uma alimentação digna”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé.
Um dos objetivos para 2023 é o aumento das unidades de Restaurantes Populares, que fechou o ano de 2022 com 170 unidades, ultrapassando a meta de 150. Só de abril a outubro, o Governo do Maranhão inaugurou 66 novos estabelecimentos.
Para continuar beneficiando as pessoas com comida na mesa, além do aumento no número de Restaurantes Populares, o foco será no fortalecimento do Banco de Alimentos (BA), equipamento público de segurança alimentar e nutricional que visa a promoção do direito humano à alimentação adequada e acessível.
O Banco de Alimentos, em 2022, garantiu a distribuição gratuita, por meio de instituições parceiras, de 298 toneladas de alimentos a 18.906 famílias em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda.