O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalha ativamente para atender as questões ambientais referentes às obras de duplicação da BR- 135/MA. A autarquia conta com uma empresa especializada em Gestão Ambiental, que realiza consultas às comunidades. O objetivo é acelerar o avanço das obras de duplicação para atender as necessidades dos usuários e da comunidade.
No dia 27 de janeiro, a equipe de Gestão Ambiental contratada pelo DNIT, conversou com Glauco Henrique Silva, Superintendente do estado do Maranhão.
Glauco falou sobre as obras de duplicação da BR- 135/ MA e o que ele espera para o futuro. Segundo o Superintendente, esse empreendimento é um dos mais importantes pela ligação ao Porto de Itaqui e por ser a principal via de ligação do estado, e das cidades do interior com a capital do Maranhão, São Luís. Ele ressaltou ainda que o DNIT possui recursos suficientes para executar os trechos que estão liberados pela justiça.
“Foram investidos R$ 23.000.000,00 nos trechos que estão em execução, temos saldo em caixa, temos recursos no orçamento para que a obra possa avançar sem problemas financeiros, e a gente espera que para esse ano de 2022, as questões ambientais sejam resolvidas e a gente possa avançar de forma a atender as necessidades da comunidade”, disse Glauco.
Com a duplicação, o tráfego ficará mais ordenado e o acesso ao Porto de Itaqui, o acesso a capital e o acesso ao interior do estado vão melhorar, pois atualmente, conforme estudos recentes, o tráfego de veículos já supera os 20 mil por dia, então, a duplicação é extremamente necessária para atender tanto os usuários da via, quanto as comunidades que moram no seu entorno.
A expectativa é avançar com as obras durante o período seco, principalmente no trecho até Santa Rita que são os 18 km já liberados para execução. O restante (76 km ao todo), é esperado para começar ainda esse ano, após a liberação ambiental.