Neste último final de semana, ocorreu a primeira edição do festival TIM Music no Nordeste, sediado na capital São Luís. O evento foi realizado com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e contou com a participação de beneficiários do Mais Renda, programa encabeçado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Inclusão de Socioprodutiva (Saisp).
O festival apresentou várias atrações nacionais como Iza, Preta Gil, BaianaSystem e Tribo de Jah. A gestão do evento foi comandada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que buscava trazer grandes nomes da música ao Maranhão, dando ênfase, também, ao reggae. Antes do início das apresentações, o espaço foi agitado com a discotecagem de diversos DJs locais.
No local, a praça de alimentação foi exclusiva dos beneficiários do Mais Renda, que comercializaram lanches no festival. O programa surgiu em 2015 como uma importante medida socioinclusiva de incentivo ao empreendedorismo. Nele ocorre a capacitação de trabalhadores autônomos em diversas áreas, além da doação de kits de equipamentos de trabalho e de um auxílio no valor de R$ 500,00. Atualmente, já são quase 5.000 empreendedores beneficiados em cerca de 90 municípios do Maranhão.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, esse momento é muito importante para o desenvolvimento dos microempreendedores.
- “Agora essas pessoas estão ainda mais preparadas para expandirem seus negócios, com os equipamentos adequados e uma devida capacitação. Esse momento de festival é muito importante para fomentar ainda mais esses pequenos empresários. No estado, já são mais de 5 mil famílias maranhenses que são atendidas pelo programa. Estamos contentes com os resultados positivos que estão sendo alcançados”, frisou.